quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Quem são meus verdadeiros amigos?


“Cori ampliou meus horizontes. Quando estou com ela, conheço novas pessoas, experimento coisas diferentes e me divirto. Não tenho dúvida de que a amizade com Cori mudou minha vida!” – Tara.*

Esse tipo de amizade parece bom demais para ser verdade? Se você acha que sim, não fique desanimado. Na realidade, existem muitas pessoas que podem se tornar bons amigos. Este post o ajudará a descobrir quem são elas.

‘ESTOU cercada de amigos, mas não tenho amigos.’ É assim que Tânia, de 21 anos, descreve a sensação de ter muitas pessoas à sua volta, mas não se sentir achegada a nenhuma delas em especial. Esse sentimento é muito comum entre as pessoas que fazem parte de redes sociais.  Serena, de 22 anos, diz: “Você pode até ter uma enorme ‘lista de amigos’ e passar a impressão de que é muito popular, mas na realidade ela talvez não passe de uma lista de contatos sem valor.”*
   O que você prefere: centenas de contatos ou poucos amigos de verdade?  Embora as duas coisas tenham suas vantagens, um verdadeiro amigo pode ajudá-lo a vencer desafios e até mesmo a ser uma pessoa melhor. 
(1 Coríntios 16:17, 18)



UM VERDADEIRO AMIGO É CONFIÁVEL

   “Minha amiga me contava seus segredos, e por isso eu achava que podia contar os meus. Daí, um dia eu disse a ela que gostava de um menino. Foi a  pior coisa que eu poderia ter feito! Ela foi correndo contar isso para os outros!” – Beverly.
   “Posso contar qualquer coisa para meu amigo Alan, pois tenho certeza que ele não vai espalhar.” – Calvin.
   Qual dos dois jovens mencionados acima tem um verdadeiro amigo? Com qual dos seus amigos você se ente à vontade para contar seus segredos?A Bíblia diz que “o verdadeiro companheiro está amando todo o tempo”. – Provérbios 17:17.

*Não é bom guardar segredos em certas circunstâncias. Por exemplo: se seu amigo cometeu um erro grave, tem pensamentos suicidas ou está envolvido em algum tipo de comportamentos autodestrutivo.

SEGREDOS DE UMA AMIZADE VERDADEIRA

1.Procure qualidade, não quantidade. “É bom conhecer muitas pessoas, mas mesmo num grupo grande você acaba procurando os poucos com quem tem mais afinidade.” – Karen.
2.Seja um amigo verdadeiro. “Eu espero lealdade e confiança dos meus amigos, por isso me esforço para dar a eles a mesma coisa.” – Evelyn.
3.Mostre gratidão. “Quando eu valorizo a amizade de alguém, deixo isso claro por meio de um cartão ou um presente.” – Keli. 


O VERDADEIRO AMIGO FAZ SACRIFÍCIOS POR VOCÊ

   “Em alguns momentos de uma amizade, uma pessoa é mais forte do que a outra. O verdadeiro amigo percebe quando você está mais fraco e toma a iniciativa para ajudá-lo. É claro que esse amigo espera que você faça o mesmo por ele quando precisar.” – Keli.
   Você tem um amigo que está disposto a fazer sacrifícios por você? Um amigo verdadeiro ‘persiste em buscar, não a sua própria vantagem, mas a da outra pessoa’. – 1 Coríntios 10:24
 
O VERDADEIRO AMIGO O AJUDA A SER UMA PESSOA MELHOR 


Seus amigos o ajudam a atingir seu potencial ou você precisa baixar seus padrões para ser aceito pó eles?Provérbios 13:20 diz: “Quem anda com pessoas sábias tornar-se-á sábio, mas irá mal com aquele que tem tratos com os estúpidos.”
      Há muitas chances de encontrar verdadeiros amigos à sua volta. Talvez seja apenas uma questão de tempo. Enquanto isso esforce-se ao máximo para ser um bom amigo. “Sempre tento estar à disposição dos meus amigos”, diz Elena, de 20 anos. “Quando precisam de algo, ofereço ajuda. Quando precisam conversar, eu os escuto. Quando precisam chorar, dou meu apoio.”
    Você pode até ter muitos conhecidos, o que é melhor do que fazer parte de uma panelinha. (2 Coríntios 6:13) Mas não gostaria de ter alguns verdadeiros amigos que são “como um irmão em ocasiões difíceis”? (Provérbios 17:17, Sociedade Bíblica Portuguesa) “É bom conhecer muitas pessoas”, diz Jean, de 20 anos, “mas isso é como ter um armário cheio de roupas que ficam bonitas no cabide, só que nem todas são do seu tamanho. Você sempre acaba preferindo aquelas que ficam bem em você. É isso o que acontece com amigos achegados”.

BASE PARA A AMIZADE

   Uma boa amizade é construída sobre uma base comum de valores. Isso significa que seu amigo tem as mesmas convicções religiosas, morais e éticas que você.
    Ter a mesma personalidade é menos importante.
   E, muitas vezes, ter os mesmos interesses é menos importante ainda. Afinal, você pode ser amigo de alguém que tem talentos e passatempos diferentes dos seus.
    Alerta: cuidado com amizades que se baseiam apenas em interesses parecidos. Se esse amigo não tem os mesmos valores que você, é provável que o relacionamento não dure – ou pior ainda, que acabe prejudicando você.

Fonte: Artigo Os Jovens Perguntam


Talita Candeias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as Regras.

- Não inclua Links desnecessários no conteúdo do seu comentário
- Não faça propaganda de outros blogs ou sites nos comentários
- Seu comentário precisa ter relação com o post

OBS: Os comentários dos leitores do nosso blog, são extrema importância {: